segunda-feira, 6 de julho de 2009

MODELAGEM MATEMÁTICA UMA ÁREA QUE BUSCA FACILITAR O APRENDIZADO MATEMÁTICO


A Modelagem Matemática é a nova área que se usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.
Atualmente a modelagem é utilizada em diversas áreas, como por exemplo: proliferação de doenças bovinas, produção de matérias para construção civil, estratégias de pesca, efeitos biológicos de radiações, doenças infecciosas, movimentação de animais, movimento de rios, estratégias de vacinação, teoria da decisão, identificação de sistemas, crescimento de cidades, tráfego urbano, armazenamento e secagem de grãos, controle biológico de pragas, extração de óleos vegetais, meios reagentes ionizados, entre outros.
De modo geral podemos dizer que a modelagem matemática denota tanto uma metodologia como uma atitude técnico-científica. A modelagem matemática é o processo de representação de determinado objeto ou sistema real através de correlações matemáticas (com suposições simplificadas em maior ou menor grau) para posterior implementação computacional, visando a aplicação na prática. A modelagem matemática abrange a criação, a realização e a aplicação na prática dos modelos matemáticos. A modelagem é interdisciplinar por natureza, pois utiliza os resultados e os instrumentos de outras áreas como ponto de partida para seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário